Testes em animais – Crueldade ou um cuidado necessário?

Oi gente linda, tudo bem?

Um assunto que vem bombando nas redes sociais nos últimos dias é o uso de testes em animais por empresas farmacêuticas e cosméticas em geral. Depois de ler muitas opiniões e pesquisar muitos sites a respeito, decidi escrever sobre o assunto até para ajudar muita gente a entender o que é ou não verdade.Nãotestadoemanimais

É preciso ter muito cuidado com imagens postadas de qualquer jeito. Posta-se qualquer coisa e é preciso escolher bem no que vai acreditar. Antes de sair por aí compartilhando imagens com acusações sérias é preciso buscar informações concretas sobre as empresas.

O assunto é bem polêmico e requer muita análise. Claro que a causa é SUPER nobre, pois defender os direitos dos animais é mais do que uma obrigação nossa. Ninguém do bem quer ver animais sofrendo, mas existe uma verdade que muitos de nós não sabemos: muitos órgãos como a FDA (Food and Drug Administration, nos Estados Unidos) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no Brasil) exigem em determinados momentos que substâncias sejam primeiramente testadas em animais para depois serem testadas e finalmente usadas em seres humanos. Isso já é o primeiro bloqueio que deve ser levado em consideração antes se sair jogando pedra numa determinada marca de cosmético.

Muitas empresas multinacionais investem pesado em pesquisas com soluções alternativas aos testes em animais. O teste com animais às vezes é mesmo mais caro, requerendo todo um arsenal de cuidados com o biotério (local do laboratório onde os animais de experimentos são mantidos), e fazer testes in vitro pode ser mais barato. Então o argumento de que testar com animais é um método mais econômico para os fabricantes é um equívoco.

Não, eu não estou de forma nenhuma defendendo as empresas que fazem testes em animais, mas como consumidora de muitas marcas e tipos diferentes de cosméticos, acho muito complicado imaginar comprar um hidratante que possa me causar câncer de pele ou qualquer outro tipo de doença porque ele não foi devidamente testado antes.

Imagino uma mãe comprar um produto para o cabelos de seus filhos e não ter a certeza que nenhum tipo de dano será causado ao seu filho, já que a nossa pele absorve a substância e tudo que absorve cai na corrente sanguínea e pode espalhar-se por todas as nossas células. Como eu disse, é um assunto delicado.

CrueltyFreeAs empresas que não fazem testes em animais são listadas como “cruelty free” – livre de crueldade em animais. Um ponto importante a ser abordado é que se uma empresa encontra-se nessa lista nada impede que ela tenha terceirizado um laboratório para testar uma determinada substância usada em seus produtos que testem sim em animais, ou que uma substância que ela utilize há 10 anos não tenha sido por ela mesma testado em animais. A lista muda todos os anos e é feita uma fiscalização severa, mas todos nós sabemos que vivemos no mundo da terceirização. Uma coisa que posso afirmar para vocês é que quase tudo que usamos: shampoo, pasta de dentes, sabonete, hidratantes, remédios para dores, anti-inflamatório, antibióticos foram sim testados em animais antes de chegarem às prateleiras de supermercados e farmácias.

Mas, claro que apoio a causa. Não significa que se tudo foi assim tem que continuar. Torço para que as empresas sérias não apenas terceirizem pesquisas em animais, mas sim invistam cada vez mais em métodos alternativos e que isso não seja feito somente para autopromoção.

Estou disponibilizando uma lista de empresas NACIONAIS que são “cruelty-free”. Essa lista é de 2013 e foi retirada do site do PEA (Projeto Esperança Animal). Para consultar a lista de empresas internacionais recomento o site do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals):

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco das dúvidas surgidas. Recebi muitas perguntas por in box sobre isso e achei importante trazer informações concretas sobre o assunto. Se você gostou, divulga nas suas redes sociais. Se você tem alguma dúvida, deixa aqui nos comentários que eu terei o maior prazer em responder. A sua dúvida pode ser a de muitas outras pessoas.

Um super beijo!

Vem conhecer a fanpage (blogtolinda) e o Instagram (@liviaparentemakeup)! São todos(as) muito bem vindos(as), assim como críticas construtivas e sugestões de posts.

Curta e compartilhe!

Leave a Reply

Siga e compartilhe o Tô Linda!