Natura poderá adquirir a empresa britânica de cosméticos The Body Shop

Uma super notícia para quem ama as duas marcas e para quem torce pelo crescimento das empresas brasileiras. A Natura dá um passo decisivo para a internacionalização de seus negócios ao anunciar nesta sexta-feira que entrou em negociação exclusiva com a L’Oréal para aquisição da empresa de cosméticos britânica The Body Shop.

A proposta apresentada pela Natura de 1 bilhão de euros (enterprise value) foi aprovada ontem pelo Conselho de Administração da L’Oréal. A conclusão da operação está sujeita à consulta ao seu Conselho de Colaboradores e à aprovação de autoridades concorrenciais. O fechamento da transação deverá ocorrer ainda em 2017. Vamos todos torcer para essa aprovação! Acho que as duas empresas tem tudo a ver, tem propostas semelhantes quanto à utilização de matéria prima natural entre outras questões éticas.

“Natura e The Body Shop sempre percorreram caminhos paralelos, que hoje se encontram. A complementariedade da presença internacional, o uso da biodiversidade, a ética na gestão, o relacionamento justo com as comunidades e o uso intenso da inovação são dimensões dessa jornada que se inicia”, afirma Guilherme Leal, Co-Presidente do Conselho de Administração da Natura.

A The Body Shop foi fundada em 1976 por Anita Roddick com uma postura pioneira e ativista em causas sociais e ambientais, como o fim do teste de produtos em animais. Em 2006, a empresa foi vendida ao grupo francês L’Oréal. A The Body Shop atua em 66 países, tem mais de 3 mil pontos de venda, sendo 109 deles no Brasil, e encerrou 2016 com receita líquida de 920,8 milhões de euros.

“Com essa transação, o Grupo Natura passa a ter três marcas com forte identidade: Natura, Aesop e The Body Shop. Esse movimento fortalecerá nossa estratégia de internacionalização e de diversificação de marcas e canais”, diz João Paulo Ferreira, presidente da Natura.

A Natura foi fundada em 1969 em São Paulo por Luiz Seabra, ainda hoje seu maior acionista. Tornou-se a maior empresa brasileira de cosméticos em um modelo de negócios que busca, através da venda por relações, dar a mesma importância às dimensões econômica, social e ambiental. Em 2014, foi a primeira empresa de capital aberto certificada como uma B Corp. Recebeu o reconhecimento das Nações Unidas como “Champion of the Earth” em 2015.

A integração da The Body Shop com a Natura deverá levar o grupo a um faturamento consolidado de R$ 11,5 bilhões, 17 mil colaboradores, 3,2 mil lojas e um portfólio de mais de 2 mil produtos, além de uma força de vendas de 1,8 milhão de consultoras independentes.

Torço demais por marcar como a Natura que pensam em levar a nossa matéria-prima para o mundo. Lembro de ter me surpreendido com a loja da Natura em Paris e por ver que os franceses já usam muito a marca por lá. Vamos valorizar o que é nosso, pois temos excelentes produtos e esse mercado vem crescendo cada vez mais!

 

Curta e compartilhe!

17 Comments on Natura poderá adquirir a empresa britânica de cosméticos The Body Shop

  1. jessica
    junho 11, 2017 at 10:27 pm (4 meses ago)

    Olha, adorei seu post e saber um pouco mais daquilo que costumaos a usar é bem interessante .

    Responder
  2. Melissa Kemmer
    junho 12, 2017 at 2:59 am (4 meses ago)

    Nossa, que legal. Vai ser ainda mais sucesso as duas marcas caminhando juntas.

    Responder
  3. Erica Oliveira
    junho 12, 2017 at 11:56 am (4 meses ago)

    Uau que legal, não sabia desse fato e confesso que fico bem feliz pq sou uma das fãs do modelo de gestão da natura, estudei ele tanto na faculdade quanto na pós e fiquei admirada com o cuidado que eles tem e se eles estão levando isso para o mundo é sinal que está dando certo 🙂

    Responder
    • Tô Linda by Lívia Parente
      junho 12, 2017 at 7:36 pm (4 meses ago)

      exatamente Erica a Th ebOdy Shop tem a mesma proposta da Natura: utiliza materia prima natural, procura fazer campanhas em pequenas comunidades produtoras, não faz teste em animais…é bem a cara uma da outra! Tô feliz com a aquisição!

      Responder
  4. Lorena
    junho 12, 2017 at 1:28 pm (4 meses ago)

    Gente tô passada com essa informação eu adorei 😍😍😍

    Responder
  5. Samira Oliveira
    junho 12, 2017 at 2:01 pm (4 meses ago)

    Até os franceses usando e tem gente que ainda fica de mimimi por ser uma loja que vende por catálogo. Adorei a ideia, vai ser um total sucesso!

    Responder
  6. Paola Ribeiro
    junho 16, 2017 at 2:32 am (4 meses ago)

    Adoraria que os produros da TBS ficassem mais acessíveis nesse caso. Não é tão absurdo, na própria natura tem coisas mais caras. Mas vou parar de sonhar, pq é bem pouco provável de ocorrer alguma mudança em preços kkkk

    Responder
    • Tô Linda by Lívia Parente
      junho 16, 2017 at 12:31 pm (4 meses ago)

      A questão dos preços é porque trata-se de produtos importados, fabricados lá fora aí tem todo o custo da importação, tarifas etc. Mas é um sonho possível já que a marca poderá produzir no Brasil também como aconteceu com a Loccitane com a linha Loccitane au Bresil que é mais em conta que en provence justamente por ser fabricada aqui.

      Responder
  7. milca abreu
    junho 28, 2017 at 2:28 pm (4 meses ago)

    Eu amo a body shop, vamos ver se agora os produtos vão ficar mais baratos né? tomara que seja uma coisa boa pra gente =)

    Responder
  8. BRUNA
    julho 1, 2017 at 12:47 pm (4 meses ago)

    Adoro a body shop e a Natura também. Vai ser um sucesso! Obrigada por compartilhar

    Responder

Leave a Reply

Siga e compartilhe o Tô Linda!