Maquiagem com proteção solar – Posso confiar?

Oi gente linda! Tudo bem?

Quem já não se perguntou se os produtos de maquiagem têm mesmo fator de proteção solar confiável? Eu mesma já fiz essa pergunta ao meu dermatologista e juntei as informações dele e de algumas pesquisas para esclarecer essa dúvida de vocês.

Protetores-Solares-SprayTemos hoje no mercado de cosméticos: bases, pós, BB creams, corretivos, batons, hidratantes labiais, primers faciais e até pó translúcido com FPS (fator de proteção solar). O valor do FPS varia de marca e produto, mas a maioria deles vai até no máximo 35. O fato é que eles protegem sim, são testados e aprovados e cada vez mais existe a procura por maquiagens que tenham FPS. Acho até que deveria ser um padrão que as indústrias deveriam seguir, pelo menos no que se refere a produtos de pele como base e primers. Mas é bom confiar somente no FPS da maquiagem?

Protetores Solares das marcas: Dermage, ADCOS e bareMinerals

Protetores Solares das marcas: Dermage, ADCOS e bareMinerals

Foi justamente essa a pergunta que fiz ao médico e ele disse: NÃO. Não que o fator de proteção existente ali não seja confiável, mas o fato é que a maquiagem tem muitos outros componentes na fórmula e não necessariamente o que você está aplicando vai totalmente te proteger a sua pele do sol. Eles protegem, mas não bloqueiam totalmente entendem? Existem protetores solares em pó e pó é volátil, se não existir nada umectante na pele antes dele ele vai sair e você vai precisar ficar retocando mais vezes para estar totalmente protegida. Outra questão importante é que eles podem apresentar FPS baixo para a pele do rosto, por exemplo, que requer proteção no mínimo 30. Se você tem um primer facial com FPS 15 e vai aplica-lo no rosto e achar que está totalmente protegida, está enganada. Também não vale achar que o somatório dos fatores vai ocorrer bem, como aplicar um primer com FPS 15 e uma base ou BB cream com FPS 15 vai te proteger 30x, não vai não. A base vai entrar somente como uma barreira física, mas você estará protegida somente 15x.

Base tonalizante com FPS Natura

Base tonalizante com FPS Natura

Vamos levar em consideração o seu dia a dia onde você se maquia de manhã e vai ao trabalho. O correto mesmo é você usar um bom protetor facial antes de se maquiar e depois usar sua maquiagem com FPS somente para retoque. Depois de higienizar a pele normalmente use um protetor solar facial que se adapte bem à sua pele, depois use sua base ou bb cream, pó e todo o resto. O legal de ter um pó com FPS é justamente na hora de precisar retocar o protetor – se for um trabalho em escritório é necessário reforçar a proteção no meio do dia, caso trabalhe diretamente exposto ao sol reaplique de duas em duas horas. Para não ter que retirar toda a produção lavando o rosto e começando tudo novamente o pó entra perfeitamente como um reforço da sua proteção. O que não vale é sair desprotegida (o).

Escolha, portanto seus produtos a partir de agora com cautela e inteligência, eles podem salvar sua pele e sua vida do envelhecimento precoce e até de um câncer de pele. Deixa aqui nos comentários as suas marcas preferidas de protetores solares  e maquiagem com FPS, vamos adorar saber!

Um super beijo!

As fotos estão com a logo do blog antigo, pois esse post faz parte do arquivo do meu blog antigo (Pinup makeup).

Vem conhecer a fanpage (blogtolinda) e o Instagram(@liviaparentemakeup)! São todos(as) muito bem vindos(as), assim como críticas construtivas e sugestões de posts.

Curta e compartilhe!

1 Comment on Maquiagem com proteção solar – Posso confiar?

  1. pandora jewelry
    Abril 3, 2017 at 1:10 pm (2 anos ago)

    I haven’t checked in here for a while since I thought it was getting boring, but the last few posts are great quality so I guess I’ll add you back to my everyday bloglist. You deserve it my friend 🙂

    Responder

Leave a Reply

Siga e compartilhe o Tô Linda!