Manchas na pele – um alerta que precisa de cuidados

O assunto do post é sério, se você não tem nenhuma mancha, sinal ou pintinha no rosto, pode deixar de ler, mas se você tem, te aconselho ler até o final. As manchas, que muitas vezes podem ser consideradas como um charme, também precisam ser avaliadas para não ser motivo de preocupação. Isso porque algumas delas podem ser perigosas à saúde, por isso a importância de examiná-las e avalia-las periodicamente, com um dermatologista. Já parou pra pensar por que se chama “sinal de pele”? Elas podem ser um sinal de algo ruim e é preciso muito cuidado.manchasnapele

 Os nevos (nome científico das manchas, pintas ou sinais) são pequenas formações que podem ser planas, em relevo, lisas ou rugosas. Aparecem durante todo a vida. Algumas nascem quando ainda somos bebês e crianças, mas na adolescência, fase adulta e terceira idade também. Elas geralmente apresentam tons castanhos, variam de tamanho e forma e são compostas de células especiais. Um dos fatos que determinam o aparecimento delas, além da predisposição genética, é a exposição ao sol, principalmente quando ele está muito forte. Se você tem muitos desses sinais de pele e se expõe com frequência ao sol precisa ter cuidado redobrado com fator de proteção pois elas podem aumentar, e muito.

A Dra. Daniela Pimentel é especialista na área, segundo ela, pessoas que apresentam muitas manchas precisam passar por um mapeamento anual para acompanhar o crescimento e aparecimento delas em locais mais escondidos.

Nem todas elas são perigosas, podem até trazer um incômodo estético à pessoa, mas muitas não oferecem risco de transformarem-se em malignas. “Porém, é preciso ter atenção, pois pessoas com muitas manchas correm o risco de terem câncer de pele”, alerta Dra. Daniela Pimentel. O câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, porém, o melanoma, representa apenas 4% desses tumores. “Ele pode se desenvolver por meio de uma mancha ou de uma lesão nova”, explica a Dra.

 As manchas negras, apesar de serem mais visíveis, não estão diretamente relacionadas a melanoma. A dermatologista reforça que “deve ser avaliado se houver a mudança de pigmentação, caso isso ocorra, é indicado procurar um dermatologista para que ele a examine melhor”.

Use protetor solar, sempre!

Use protetor solar, sempre!

É importante ressaltar que o acompanhamento das lesões deve ser realizado pelo médico dermatologista periodicamente, que vai analisar as lesões e indicar a retirada daquelas que forem suspeitas. E não esqueçam de se proteger do sol, use protetor diariamente, independente se vai à praia ou não. Todos os dias somos expostos aos raios solares, e precisamos de cuidado redobrado em regiões de muito calor. Fiz um post falando sobre o uso de FPS inclusive em dias chuvoso, aqui.  Se for à praia use no mínimo FPS 30, use chapéu, e se for se bronzear, procure fazer isso nos horários onde o sol é menos nocivo a pele.

Vamos nos cuidar,certo lindezas?

Se você gostou do post, deixa um comentário ou compartilha nas suas redes sociais, isso vai ajudar muita gente que precisa desse alerta, além de ajudar a divulgar o meu trabalho! Um super beijo lindezas e até o próximo post!

Dra. Daniela Schmidt Pimentel (CRM-SP 112.165)

http://www.clinicaephesus.com.br

Clínica Ephesus

Av Macuco, 726  Moema – São Paulo/SP
CEP: 04523-001

5 beijinhos

Curta e compartilhe!

12 Comments on Manchas na pele – um alerta que precisa de cuidados

  1. Andrezza Moraes
    outubro 28, 2015 at 1:14 am (4 anos ago)

    Amei! Tenho que admitir: às vezes esqueço o protetor. :/ Mas, vou me acostumar a passá-lo. É o certo! Beijo, flor!

    Responder
    • Tô Linda by Lívia Parente
      novembro 3, 2015 at 1:30 pm (4 anos ago)

      Não esqueça Drezza, o protetor solar tem que estar para a pela assim como a pasta de dentes para o seu sorriso! :*

      Responder
  2. Amanda Albuquerque
    outubro 29, 2015 at 8:06 pm (4 anos ago)

    Eu tenho sardas e adoro, elas diminuíram com o tempo devido eu usar bastante o protetor solar.

    Responder
    • Tô Linda by Lívia Parente
      novembro 3, 2015 at 1:29 pm (4 anos ago)

      tb acho lindo quem tem, apesar de não tê-las. Nunca deixe de usar protetor mesmo flor, elas são mais sensíveis ao sol!
      Obg pela sua visita! :*

      Responder
  3. Dayani
    novembro 4, 2015 at 4:10 pm (4 anos ago)

    Tenho muitos sinais que sao chamados de acrocordons no pescoço, acho feio, e estao aparecendo cada vez mais.

    Responder
    • Tô Linda by Lívia Parente
      novembro 16, 2015 at 12:20 pm (4 anos ago)

      Conheço os acrocordons sim, eles aumentam com o passar doa anos Dayani, mas você pode ir a um dermatologista para retirá-los caso te incomode muito, mas o fato é que eles sempre vão voltar 🙁 obrigada pela sua visita linda! :*

      Responder
  4. aparecida
    Maio 16, 2016 at 7:11 pm (3 anos ago)

    tenho umas machas horriveis na maçã do rosto as vezes estão mais escuras e depois ficam um pouco mais claras.

    Responder
    • Tô Linda by Lívia Parente
      Maio 17, 2016 at 12:09 pm (3 anos ago)

      vc já procurou um dermatologista pra encontrara um tratamento apropriado flor?

      Responder
  5. Mariana
    agosto 3, 2016 at 6:56 pm (3 anos ago)

    Adorei! Meu dermatologista falou que tenho que passar duas vezes ao dia, mesmo se não for sair tanto para o sol. tava ficando muito manchado. Será que foi exagero dele?
    Obrigada

    Responder
    • Tô Linda by Lívia Parente
      setembro 3, 2016 at 12:22 pm (3 anos ago)

      mari com ctz não foi exagero dele o corret é passarmos fps 2x ao dia mesmo, entretanto a maioria das pessoas não faz isso!

      Responder
  6. Hosting
    novembro 3, 2016 at 5:04 am (3 anos ago)

    Essencialmente, o que ela quis dizer e que problemas de pele geralmente nao sao simplesmente problemas de pele. Eles tem uma causa mais profunda e podem ser apenas um dos sintomas de casos medicos mais serios.

    Responder
    • Tô Linda by Lívia Parente
      novembro 4, 2016 at 12:49 pm (3 anos ago)

      exatamente! É preciso buscar o diagnóstico correto para saber tratar!

      Responder

Leave a Reply

Siga e compartilhe o Tô Linda!