Cirurgia plástica masculina: homens vaidosos aumentam a busca nas clínicas

As cirurgias estéticas não são um interesse apenas feminino! Os homens também têm seus motivos para buscar essa solução

Quando falamos em cirurgia plástica, logo nos vêm à mente a figura de uma mulher que deseja aumentar os seios, remover as gordurinhas localizadas, modificar o formato do nariz ou rejuvenescer a aparência do rosto.

É verdade que existe uma predominância feminina nas clínicas especializadas nas plásticas. Porém, nos últimos anos, cada vez mais os homens têm buscado essa solução para corrigir características físicas que podem trazer muita insegurança.

Em consequência, o número de homens que passou a procurar os cirurgiões plásticos cresceu cerca de 30% na última década, fazendo com que a lista de cirurgias mais pedidas também se modificasse.

Quando os homens procuram a cirurgia plástica

Assim como as mulheres, os homens também sofrem quando apresentam alguma característica física que pode ser considerada desarmônica ou desproporcional aos seus demais traços.

A diferença é que, até pouco tempo atrás, eles não encontravam espaço e oportunidade para demonstrar essa insatisfação com o próprio corpo. Hoje, porém, os homens se sentem mais à vontade para procurar uma clínica de cirurgia plástica e resolver o problema.

Grande parte dos pacientes do sexo masculino que busca a solução cirúrgica tem como motivação o desconforto sentido no ambiente profissional.

A característica que eles desejam mudar faz com que eles se sintam mais inseguros no desempenho de sua profissão, e alguns deles podem até mesmo perder oportunidades por causa de um traço considerado inestético.

Esse é o caso principalmente dos homens que trabalham com a imagem, como os atores, cantores, modelos e até mesmo os vendedores. Esses profissionais relatam que um nariz mais desproporcional ou orelhas de abano podem dificultar o fechamento de contratos.

Outra grande motivação dos homens para buscar um cirurgião plástico são as mídias sociais. Isso mesmo: os digital influencers também sentem necessidade de corrigir alguns traços para se sentirem mais confiantes diante de seus seguidores.

Isso, é claro, não exclui os pacientes de outras profissões, pois um problema estético pode ser causa de transtornos na vida pessoal, com consequências psicológicas bastante significativas.

Os procedimentos mais procurados pelos homens

Da mesma forma que as mulheres, os homens também se preocupam com as gordurinhas localizadas e outras características de seu corpo que podem estar em desacordo com o que eles esperavam.

Saiba quais são as cirurgias estéticas mais procuradas pelos pacientes do sexo masculino:

  1. Lipoaspiração

É a cirurgia procurada pelos homens que desejam se livrar do excesso de gordura acumulada em determinadas regiões do corpo, como abdômen e cintura, dando um novo contorno para a silhueta.

Não existe uma idade mínima recomendada para a lipoaspiração, porém ela não deve ser feita em adolescentes, já que nesta fase da vida ainda vão acontecer muitas mudanças no corpo.

É importante esclarecer que a lipoaspiração não é uma cirurgia para emagrecer, mas sim para reduzir medidas e modificar o contorno corporal.

  1. Rinoplastia

Apesar de também ser procurada pelas mulheres, são os homens que têm mais interesse na cirurgia plástica do nariz. Os pedidos deles nesse caso podem ser para diminuir, aumentar ou modificar o formato desse órgão.

O resultado da rinoplastia vai depender da estrutura facial e nasal do paciente, variando conforme as características de seus ossos e cartilagens. Por isso, não é possível “copiar” o nariz de outra pessoa.

  1. Otoplastia

Esta é a cirurgia para a correção da chamada “orelha de abano”, um problema estético que pode causar constrangimento e bullying no caso dos pacientes mais jovens. Felizmente, é possível realizar o procedimento mesmo em crianças.

O resultado da otoplastia é definitivo e a cicatriz que se forma é bastante discreta, pois ela se localizada na dobra atrás das orelhas. No pós-operatório, o paciente deverá utilizar uma faixa compressora por 48 horas e uma faixa de malha por 30 dias.

  1. Ginecomastia

A ginecomastia é a condição em que há um desenvolvimento excessivo das mamas nos pacientes do sexo masculino por um excesso de gordura ou tecido glandular. Embora ela não cause problemas físicos, a ginecomastia pode acarretar em muito sofrimento emocional.

Essa condição pode atingir homens de todas as idades. Na adolescência, por volta dos 14 anos, o desenvolvimento das mamas pode acontecer por causa de um atraso no aumento da testosterona (hormônio masculino) em relação ao estrogênio (hormônio feminino).

Já em homens adultos, a causa para isso costuma ser uma queda dos níveis de testosterona no organismo.

Na cirurgia, o médico vai combinar técnicas como remoção do excesso de pele, remoção do tecido glandular e lipoaspiração para dar um novo contorno ao peitoral do paciente.

  1. Blefaroplastia

Esta é a cirurgia plástica que tem como objetivo remover o excesso de pele e gordura das pálpebras, que confere um olhar “caído” e deixa o paciente com uma expressão de cansaço, aparentando ser mais velho.

A procura é maior por homens a partir dos 35 anos, que muitas vezes associam esse procedimento com o lifting, uma cirurgia que visa rejuvenescer toda a face, reposicionando os tecidos.

Benefícios da cirurgia plástica para os homens

Com as cirurgias plásticas, os homens também podem corrigir imperfeições que causam constrangimento e insegurança, atrapalhando a vida pessoal e profissional.

As cirurgias estéticas são procedimentos que ajudam a recuperar a autoestima do paciente, seja ele do sexo feminino ou masculino.

Felizmente, os homens estão ficando cada vez mais abertos a essa possibilidade, permitindo-se conquistar formas mais harmônicas e proporcionais ao seu perfil e deixando para trás as preocupações em relação a uma parte do corpo em especial.

 

 

 

 

Curta e compartilhe!

12 Comments on Cirurgia plástica masculina: homens vaidosos aumentam a busca nas clínicas

  1. Silene Xavier
    novembro 18, 2017 at 7:18 am (4 semanas ago)

    Gostei do post sobre as cirurgias, hoje os homens estão mais vaidosos mesmo. Bjs

    Responder
    • Tô Linda by Lívia Parente
      dezembro 12, 2017 at 9:26 pm (14 horas ago)

      Sim sim, é uma questão de amor próprio e bem estar! Fico feliz por eles perderem o preconceito que isso é só coisa de mulher.

      Responder
  2. renata Costa
    novembro 20, 2017 at 10:23 pm (3 semanas ago)

    Muito legal essa procura dos homens ne? sinal que querem esta sempre bem…um amigo fez essa da orelha de abano, nao sabia o nome agora aprendi

    Responder
    • Tô Linda by Lívia Parente
      dezembro 12, 2017 at 9:25 pm (14 horas ago)

      Tudo que nos promova bem estar tem que ser valorizado mesmo. FIco feliz que eles estejam perdendo a vergonha em se cuidar

      Responder
  3. Kamilla Souza
    novembro 20, 2017 at 10:44 pm (3 semanas ago)

    Eu particularmente não tenho nada contra, aliás se for pra se sentir melhor consigo mesmo, pq não né?
    Eu amei o tema, bom que ficamos por dentro das atualidades de hoje!

    Responder
  4. Karina Autieri Rosa
    novembro 21, 2017 at 12:42 pm (3 semanas ago)

    Adorei o post homens tambem se cuidam não é mesmo?? O meu muitas vezes queria aplicar botox pra dor de cabeça

    Responder
  5. Erica Oliveira
    novembro 21, 2017 at 12:46 pm (3 semanas ago)

    Eu amo demais essa era em que os homens gostam de se cuidar rs E agora também estão indo para cirurgia plástica e perdendo o medo de assumir os defeitos (afinal todos nós temos). Acho que tanto nós mulheres quanto eles homens precisamos aproveitar o que a tecnologia coloca a disposição 🙂

    Responder
  6. milca abreu
    novembro 22, 2017 at 12:37 pm (3 semanas ago)

    é isso ai, tem que se cuidaar mesmo
    acho legal que eles façam isso pq nada melhor que um homem que se preocupa com a imagem e saúde

    Responder
    • Tô Linda by Lívia Parente
      dezembro 12, 2017 at 9:23 pm (14 horas ago)

      Verdade. Os meninos também precisam se cuidar! E que a gente possa estimular essa sensação de bem estar e liberdade de escolhas.

      Responder

Leave a Reply

Siga e compartilhe o Tô Linda!