Batom – O que fazer para seu batom durar mais?

Oi gente linda tudo bem?

Hoje vamos falar sobre um assunto bem legal. Tá na boca do povo, literalmente (risos). O fato é que toda mulher tem um batom na bolsa e é praticamente um item de primeira necessidade. Você já se perguntou por quê? Ah com certeza muitos vão responder: “porque somos vaidosas”. Tudo bem, somos sim, mas o fato é que o batom é dos itens da maquiagem que menos dura e por isso precisa sempre ser retocado. Isso acontece por vários fatores e com certeza não é por falta de preocupação das empresas com a durabilidade do produto.

Batom vermelhoNossos lábios são úmidos pela saliva, falamos o tempo todo e isso também faz com que pouco a pouco o batom vá sendo comido ou ingerido. O seu tipo de pele também interfere na durabilidade do batom, pessoas com pele oleosa tendem a ter a região dos lábios também oleosa – o que faz com que o batom derreta mais facilmente. Ficar exposto ao sol ou morar em lugares quentes são fatores que ajudam o produto a derreter nos lábios e ir saindo, normalmente os cantos dos lábios ficam melecados e precisamos sempre estar limpando. Sem contar que todas as vezes que bebemos água ou comemos o lindo do batom também vai saindo, até que não resta mais nada. Beijar na boca também tira o batom – esse motivo eu preciso explicar?

Mas não se desesperem, existem vários truques que podemos usar para que os lábios permaneçam intactos por mais tempo. Mas não quer dizer que seu batom vai durar para todo o sempre e nunca mais vai precisar de um batom na bolsa. Mantenha o seu batom reserva e com os truques você vai ver que vai precisar retocá-lo com menos frequência.  Vamos às dicas?

1)  Delineador de lábios antes do batom.

Delineador batom durar maisUse o delineador de lábios antes de aplicar o batom. Depois de aplicá-lo bem rente a linha dos seus lábios espalhe com a ponta do dedo essa linha em direção ao centro dos lábios, como se estivesse esfumando o traço. Esse produto é sequinho e vai ajudar a fixar o seu batom, principalmente se o batom for cremoso. É como se o delineador funcionasse como um “primer”, ajudando-o a durar mais. À medida que você come ou bebe, o batom inevitavelmente vai sair, mas o delineador vai continuar lá e vai parecer que você ainda está de batom. Vale passar o delineador também em todo o lábio.

2) Use um corretivo antes do batom.

corretivo lábiosO corretivo vai ter o mesmo efeito que o delineador de lábios, vai funcionar como um “primer”, mas também vai zerar a cor da sua boca e os contornos. Isso é bacana porque você pode construir uma nova boca, se quiser aumentar o lábio pode fazer um contorno um pouco mais por fora do contorno original ou se quiser diminuí-lo pode fazer o contorno um pouco mais para dentro do contorno original. Cada pessoa tem uma cor de pele diferente e a cor dos lábios interfere muito na cor final do batom. Esse problema pode ser resolvido usando o corretivo na mesma tonalidade da pele para anular a cor do lábio. E ainda vai fazer seu batom durar mais tempo. Opte por corretivos mais pastosos, para essa intenção os líquidos não são recomendados.

3) Retire uma camada do batom e aplique pó por cima do lábios.

pó lábiosApós aplicar uma primeira camada de batom retire o excesso com um lencinho. Aplique o lenço de papel sobre os lábios sem fazer muita pressão e sem esfregar sobre os lábios. Logo após aplique uma camada fina de pó sobre os lábios. Pó? Sim, pó compacto, solto ou até o translúcido. Qualquer pó que você costume usar por cima da base vai servir. Estou falando de uma camada bem fininha, que pode ser aplicada com pincel, esponjinha ou até mesmo com os dedos. Depois disso reaplique o seu batom normalmente. Fica até meio óbvio pensar na razão do batom durar mais tempo. Se o pó tem o papel de selar a base nesse caso ele vai fazer a mesma coisa com o batom e fazê-lo durar mais tempo também.

4) Fixador de maquiagem em spray.

Esse produtinho é excelente para fazer sua maquiagem durar mais tempo, incluindo o batom. É bom lembrar que entre todos os produtos que compõe a maquiagem, o batom é sem dúvida o mais sensível ao passar do tempo, então não se confie somente ao fixador em spray. Continue com o batom de reserva na bolsa ou aplique as outras técnicas.

As marcas de maquiagem investem sempre em novas tecnologias e estão sempre atentas quanto à durabilidade dos batons. Existem muitas marcas que oferecem as linhas normais e os batons de longa duração. Se você vai para uma festa, casamento, formatura ou um evento social que precise ficar maquiada por muito tempo, opte por batons desse tipo e siga também os truques que eu citei. Tenho certeza que você notará a diferença.

delineador labialOutra dica legal é não optar por batons cremosos demais quando se tem a pele oleosa ou se você vai para um evento na praia ou que fique muito tempo exposta ao sol. Nesses casos opte por batons com cintilância ou efeito mate (sem brilho), pois eles tendem a derreter menos e com isso duram mais tempo.

No próximo post vamos aprender algumas dicas de aplicação de batons vermelhos e escuros. Eles requerem mais atenção e cuidado na hora de aplicar. Afinal não há nada mais feio que um batom lindo e vermelho cheio de falhas e borrões!

Um super beijo!

Vem conhecer a fanpage (blogtolinda) e o Instagram (@liviaparentemakeup)! São todos(as) muito bem vindos(as), assim como críticas construtivas e sugestões de posts.

Curta e compartilhe!

Leave a Reply

Siga e compartilhe o Tô Linda!