Alergia a maquiagem – E agora?

Uma das melhores perguntas que recebo é: Maquiagem faz mal a pele? Minha reposta é sempre a mesma: Só se você for alérgica a ela! Usar maquiagem não faz mal e não danifica a pele. O que não pode é dormir maquiada, já conversamos sobre os malefícios de dormir maquiada aqui no blog! Algumas pessoas podem sim apresentar diversas reações alérgicas a alguns produtos. E isso, sim, é um problema que precisa ser investigado e cuidado.

irritacao-peleTer alergia a maquiagem é algo bem generalizado e complexo. Você pode ter alergia a um lápis de olho de uma determinada marca, mas pode não ter a base da mesma marca. O fato de apresentar uma reação alérgica a um produto também não quer dizer que você não poderá nunca testar o de outras marcas. Existem muitos componentes químicos em comum na composição dos produtos, mas algumas marcas inclui outros relacionados a durabilidade, textura ou fragrância que uma outra marca não possui.

Infelizmente a única maneira de saber se você é ou não alérgico ao produto é testá-lo! Observe reações como: inchaço, vermelhidão, coceira, ardor, lacrimejamento (no caso dos olhos) ou bolhas. Se pelo menos 2 desses sintomas aparecerem suspenda de imediato o uso do produto. Se apenas um deles aparecer apenas observe. Muitas vezes alergia é confundida com hipersensibilidade. Algumas pessoas que não tem costume de usar lápis de olho na linha d’água, por exemplo, vão ficar lacrimejando nos primeiros contatos. Mas esse sintoma logo some com o uso.

Existem pouquíssimas marcas que investem em produtos realmente hipoalérgicos, isso é ruim, pois as opções são poucas. Mas o fato é que o que é alérgico para uma pessoa pode não ser para outra e vice versa. Sem contar que não existem garantias de que a pessoa que tem alergia a base se comprar uma antialérgica não vá apresentar tal alergia, entendem? Por isso que são chamados de produtos hipoalérgicos, já que causam pouca reação alérgica. Mas não se desesperem, existem alternativas!

maquiagem mineralA melhor delas é sem dúvida a maquiagem MINERAL! Muito indicada para peles sensíveis, oleosas e pele madura. Os produtos minerais são produzidos com matéria-prima natural, minerais extraídos da terra e livre de agentes químicos como corantes e conservantes. Normalmente esses agentes químicos é que são os causadores das alergias, o que faz da maquiagem mineral uma ótima opção para quem sofre com esse problema.

Vantagens:

– Por ser uma maquiagem livre de muitos produtos químicos, ela é mais leve e sempre vai deixar o rosto com um aspecto natural.

– Facilmente de encontrar na maioria das marcas nacionais e importadas.

– Ideal para mulheres com pele madura, pois são mais leves e não marcam tanto as linhas de expressão.

– Normalmente tem propriedades calmante e anti-inflamatória.

– Pouca incidência de alergias.

Desvantagens:

– Por ser livre de conservantes a maquiagem mineral tem prazo de validade bem menor do que as outras.

– Normalmente a pigmentação das sombras minerais não é tão intensa, mas que pode ser melhorada aplicando com o pincel úmido.

– Preço mais elevado. Sim, infelizmente é um custo bem mais alto para as empresas extrair e produzir maquiagens minerais do que totalmente sintéticas. E isso chega até o bolso do consumidor claro, o que chega a ser contraditório, pois a matéria-prima vem da terra.
Segue aqui algumas marcas que possuem maquiagens minerais e/ou hipoalérgicas:

Avon;

• Catharine Hill

• Clarins;

• Clinique;

• Contém 1G;Maquiagem mineral

• Dermage;

• L’oreal;,

• Lancôme;

• Mary Kay;

• M.A.C;

• Maybelline;

• Milani;

• Natura;

• O Boticário;

• Racco;

• Vita Derm.

As marcas Alergoshop e a Alergohouse são exclusivas em maquiagens hipoalérgicas e podem ser encontradas através dos sites da marca.

Um super beijo!

Vem conhecer a fanpage (blogtolinda) e o Instagram(@liviaparentemakeup)! São todos(as) muito bem vindos(as), assim como críticas construtivas e sugestões de posts.

Curta e compartilhe!

Leave a Reply

Siga e compartilhe o Tô Linda!