A Saga dos Pinceis!

Muita gente me pediu para escrever um post sobre a utilização de cada pincel de maquiar e cá estou eu atendendo. Falar sobre pinceis envolve MUITA coisa e não caberia num post só, portanto decidi fazer uma série de postagens sobre o assunto. Espero conseguir elucidar suas dúvidas.pinceismaquiagem

A primeira questão que surge é se os pinceis são mesmo importantes para uma boa maquiagem. A resposta é SIM se pensarmos em maquiagem detalhista, corretiva e/ou profissional. Posso garantir a você que os pinceis fazem sim a diferença na hora de um detalhe, por isso são tantos os modelos e a cada dia mais surgem kits com mais quantidades de pinceis. Agora a resposta pode ser NÃO, se você não quiser se preocupar muito com detalhes ou técnicas específicas de olho. Se você gostar sempre do mesmo estilo de maquiagem e não quiser se aprofundar no assunto pode sim fazer uma maquiagem simples com o dedo, com aquele pincel de esponjinha que vem sempre nas paletas de sombra ou até mesmo com uma haste flexível (como Cotonette, por exemplo)! Tudo é possível quando se tem criatividade, só não espere fazer aquele olho bem esfumado, delineado gatinho ou duplo, côncavo marcado (em breve falarei sobre cada uma – acompanhe o blog) se você não tiver pelo menos alguns pinceis essenciais de precisão.

pinceismaquiagemVamos aprender? Esse post inicial quero esclarecer algumas diferenças entre alguns pinceis que temos no mercado, as postagens posteriores virão bem explicativas e ilustrativas sobre cada tipo específico de pinceis. Existe no mercado uma infinidade de kits de pincéis para qualquer tipo de investimento. Kits mais simples com 12 pinceis, que normalmente são indicados para iniciantes no mundo da maquiagem, kits médios de 22 e  até kits de 32 pinceis, para profissionais ou fascinados por maquiar. Além da quantidade e preço, eles podem diferir quanto ao material de fabricação, como com cerdas sintéticas ou naturais. Alguns kits podem vir misturados, pois existem vantagens e desvantagens quanto a cada material.

Pinceis de cerdas naturais são fabricados com pelo de animal, o que não significa que o animal precisou morrer para que isso aconteça. É feito uma tosa do pelo do animal quando ele ainda é novinho e segundo os fabricantes não existem maus tratos no processo. Para evitar conflito com as ONGs protetoras de animais as indústrias desenvolveram pinceis sintéticos de excelente qualidade de nylon polido que são até mais macios que os de pelo natural, pois os naturais ressecam fácil e envelhecem mais rápido também. Por ressecarem mais rápido, os pinceis de cerdas naturais precisam de muito mais cuidado que os sintéticos, exigindo maior atenção na hora da limpeza, além de usar produtos condicionantes para manter o pelo macio. Isso mesmo, para manter os pinceis de cerdas naturais em perfeito estado de maciez é necessário usar depois da lavagem um condicionador capilar. Outra desvantagem dos de cerdas naturais é que eles absorvem muito produto, principalmente os líquidos como base, corretivo, blush cremoso ou iluminador cremoso. Para esse tipo de produtos o indicado são os de cerdas sintéticas.

Vamos falar de economia? Os pinceis de cerdas sintéticas são mais em conta que os de cerdas naturais, por conta de todo o processo de fabricação dos mesmos. E duram mais tempo também. PinceismaquiarPor serem sintéticas, as cerdas têm maior durabilidade quanto à fricção com a pele, agentes externos como poeira, produtos químicos e outros. Sem contar que você ainda fica com a consciência tranquila que não está maltratando nenhum bichinho. Agora não te engana, existem pinceis e pinceis. Tem muito kit sendo vendido no mercado que tem pouca qualidade e muita  beleza. Produtos que duram pouco, ou caem muitas cerdas, ou pinceis duros que machucam na hora de maquiar, enfim, se você quer mesmo um bom kit de pinceis é preciso investir, pesquisar, se informar bem antes de fazer sua compra. Aqui no blog posteriormente teremos vídeos com resenhas de produtos que indico e outros que não recomendo.

No próximo post da saga dos pinceis começaremos a entender a utilização de cada pincel. Não perca!

Um super beijo!

Vem conhecer a fanpage (blogtolinda) e o Instagram (@liviaparentemakeup)! São todos(as) muito bem vindos(as), assim como críticas construtivas e sugestões de posts.

Curta e compartilhe!

1Pingbacks & Trackbacks on A Saga dos Pinceis!

  1. […] E se você está chegando por aqui agora dá uma conferida nas outras postagens da saga dos pinceis 1, 2, 3 e […]

Leave a Reply

Siga e compartilhe o Tô Linda!