A Saga dos Pinceis – parte 5 (final)

Oi gente linda, tudo bem com vocês? Finalmente vamos terminar o nosso assunto mais polêmico e pedido lá na fanpage. Espero que no terminar dessa saga de posts sobre pinceis eu tenha elucidado todas as dúvidas de vocês e caso ainda tenha deixado alguma brechinha não se acanhe em deixar nos comentários aqui, ok? E se você está chegando por aqui agora dá uma conferida nas outras postagens da saga dos pinceis 1, 2, 3 e 4.

pencilbrushVamos começar hoje com um pincel que veio revolucionar o acabamento das maquiagens profissionais. O pencil brush, já ouviu falar sobre ele? O pincel lápis chegou para dar maior acabamento nas maquiagens e por ser versátil ele deixa o efeito marcado se você quiser ou esfumado também, tudo depende da forma e posição que você usa. Por conta do seu formato pontudinho ele pode marcar o côncavo, fazer o “v” invertido e esfumar ao mesmo tempo em que marca a sombra na pálpebra. Normalmente são de cerdas naturais, devem ser fofinhos e podem variar de acordo com o tamanho, volume  e tamanho da ponta. Os de ponta mais grossa e mais volumosos marcam menos e esfumam mais, já os mais magrinhos e de ponta mais fina deixam o acabamento mais marcado. Por enquanto é difícil encontrá-los em kits profissionais. A Sigma, a Nars e a M.A.C  já fizeram kits com esses pinceis, mas é mais fácil comprá-lo unitariamente. As marcas nacionais infelizmente ainda não investiram em bons pinceis lápis, a Macrilan, a Quem disse, Berenice e a Eudora  já lançaram suas versões para côncavo mas que não chega nem de longe a ser um pencil brush.

canfrado-delinearOs pinceis chanfrados sempre aparecem nos kits de 32 ou 24 pinceis e são excelentes para detalhes mais precisos e geométricos como delineado superior e inferior, preencher as sobrancelhas, marcar o canto externo do olho e dependendo do efeito até marcar o côncavo também.  Com um corte angulado eles são versáteis e perfeitos para alcançar cantos mais delimitados dos olhos e podem ser de cerdas naturais ou sintéticas. Os de cerdas sintéticas permitem mais precisão no traço e se for para delinear quanto mais curtas as cerdas melhor, fica bem mais difícil de tremer o traço com um pincel mais curtinho. Existem excelentes pinceis de marcas nacionais como Natura ,O boticário, Macrilan, Contem 1g,  Proart, e Marco Boni.

delinear-pinceisDelinear é uma arte e requer treino e muita, mais muita paciência. Existem vários tipos de pinceis, assim como vários tipos de delineado. Então são muitos os tipos de pinceis que permitem um delineado perfeito, tudo depende na verdade do resultado que você quer obter. Os pinceis no formato A são bem fininhos e permitem delinear um traço fino tanto com delineador em gel quanto líquido. Devem ser de cerdas sintéticas para ajudar na precisão do traço e normalmente vem nos kits de pinceis. Esse tipo de pincel é facilmente substituído pelo pincel 0 “zero” de pintura normal ou por um pincel de detalhes de unhas. Ambos são facilmente encontrados em papelarias ou armarinhos. O pincel B na realidade foi uma adaptação do mercado aos pinceis A, ele tem uma um formato tortinho bem estranho que parece amassado, mas na verdade essa angulação do cabo suuuper ajuda na hora de delinear dando mais firmeza na mão. O pincel C é bem comum e normalmente vem acompanhado dos delineadores em gel, ele é fininho e pode ter a ponta arredonda ou um pouco chanfrada.  Para quem gosta de um delineado mais grosso ele cumpre bem a tarefa, a única desvantagem é que ele não ajuda muito para fazer o gatinho do final do delineado. O formato do pincel D é super versátil, pois o traço pode sair fino se segurar com a ponta apontada para a pálpebra ou se apoiá-lo na horizontal rente a pálpebra ele faz o traço grosso. E por ter a ponta fina consegue fazer um gatinho mais delicado também.

precisao_detalhesOs pinceis de precisão são os pinceis mais fininhos que vem nos kits. Muita gente não sabe o que fazer com eles, na realidade eles podem ter a função que você quiser. Os mais estreitinhos servem para fazer um traço de delineado, aplicar sombra rente aos cílios. Os mais achatadinhos para esfumar um lápis, para aplicar sombra com mais delicadeza e precisão. E os mais pontudinhos para aplicar sombra no canto interno do olho para iluminar ou até para preencher as sobrancelhas. São versáteis e muito úteis na hora de um detalhe que os mais volumosos não conseguem fazer.

E para finalizar os pinceis que normalmente as pessoas mais odeiam quando vem nos kits…mas não deveriam odiar, pois eles são bem úteis. Há alguns anos não se ligava muito para o cuidado com as sobrancelhas numa maquiagem. Hoje sabemos o quão importante elas são e quando estão bem sobrancelhasfeitas, delimitadas e bem preenchidas elas realçam muito mais o olhar. E esses pinceis servem para pentear os fios, retirar o excesso de cobertura que foi usado para preenchê-las quer seja sombra, pincel ou rímel. A escovinha em formato de aplicador de rímel ainda serve para separar bem os cílios, já que nem sempre o próprio aplicador do rímel consegue esse efeito por estar cheio de produto.

E é isso gente linda, aguardem que esse mês ainda vem novidade boa por aí.

Um beijo grande!

Vem conhecer a fanpage (blogtolinda) e o Instagram (@liviaparentemakeup)! São todos(as) muito bem vindos(as), assim como críticas construtivas e sugestões de posts.

Curta e compartilhe!

Leave a Reply

Siga e compartilhe o Tô Linda!