A Saga dos Pinceis – parte 4

Oi gente linda!!! Eu sei que já vinha prometendo há tempos a continuação da “Saga dos pinceis”, mas para o assunto não ficar demasiadamente repetitivo aqui no blog resolvi falar sobre dicas de pele, resenhar alguns produtos entre outros. Mas jamais esqueci que tínhamos ainda que findar esse assunto tão pedido por muitos e que gera muitas dúvidas na hora de adquirir um kit de pinceis. Então vamos entender esse universo das ferramentas mais importantes na maquiagem que são os pinceis.

Nos post anteriores da Saga dos Pinceis que vocês podem conferir aqui, falamos sobre todos os pinceis de pele. Agora é hora de conhecer os pinceis de olhos e lábios. As dicas dadas aqui são para orientar na hora de maquiar, mas cada pincel pode ter mil e uma funções, cabe a você saber usá-las e adequá-las a sua necessidade.

Línguadegato_pincelOs primeiros pinceis que vamos falar hoje são os famosos “língua de gato”. Achatados e com formato arredondado, normalmente são feitos com cerdas sintéticas, o que lhes confere maior firmeza. Servem para aplicar sombra e, por serem sintéticos, são perfeitos para aplicar sombras em creme ou líquidas, aquelas que usamos para fazer base para outra sombra. Os pinceis de cerdas sintéticas não absorvem os produtos líquidos ou cremosos e, portanto, não os desperdiçam. Há quem goste de aplicar sombras em pó com eles, mas gosto é gosto. São ótimos também para aplicar corretivo em áreas pequenas como canto do nariz ou espinhas.

Pincel_sombraEm minha opinião, os melhores pinceis de sombra são os de cerdas naturais, pois são mais gordinhos e fofinhos. Normalmente são mais curtinhos que os “língua de gato” e bem mais macios. São excelentes para depositar/aplicar a sombra na pálpebra móvel. Eles têm a grande vantagem de também esfumar a sombra, dependendo da posição que você segura. Para esfumar a sombra com um pincel gordinho basta deixa-lo na horizontal em contato com a pálpebra – todas essas dicas ficarão bem mais fáceis de compreender quando eu fizer os vídeos, e eles começarão em breve por aqui, prometo. Então se você não quer investir em kits grandes e prefere comprar dois ou três para fazer sua maquiagem, invista em pelo menos dois pinceis de aplicar sombra, assim terá ao mesmo tempo um item que aplica a sombra e esfuma ao mesmo tempo. A vantagem de ter dois é que você pode usar um para aplicar sombras claras e outro para as escuras e não vai precisar ficar limpando seu pincel na hora de se maquiar. Existem muitas marcas nacionais que produzem ótimos pinceis de aplicar sombras, os meus preferidos são: Avon, O Boticário e Macrilan.

pincel_esfumarOs pinceis de esfumar podem ser de cerdas sintéticas ou naturais. Mas e afinal o que vem a ser “esfumar” a sombra? Significa espalhar, distribuir homogeneamente a sombra em um lugar específico. Esse efeito é o que dá um ar profissional a maquiagem, pois o esfumar é retirar o marcado da sombra aplicada criando um degradê entre as cores depositadas na pálpebra. Fica um luxo de lindo e, em minha opinião, é um dos efeitos mais bonitos em um olho marcado. Já que o objetivo é espalhar então os pinceis de esfumar devem ser mais soltinhos e compridos, como se fossem pequenas vassourinhas que vão varrer a sombra espalhando por onde o pincel tocar. Eles podem variar de tamanho também, os maiores são ótimos para quem tem muito espaço entre os olhos e a sobrancelha, já os menores são ideais para quem tem pouco espaço. Dica! Não saia por aí comprando sem antes testar no olho, ou se for comprar pela internet procure saber o tamanho das cerdas para saber se não são muito compridas para o seu olho. Comprar um pincel de esfumar muito grande para a sua pálpebra não vai te ajudar em nada na hora de esfumar, muito pelo contrário: vai estragar o que você já construiu.

lábiosPor último hoje vamos falar sobre os pinceis de lábios que normalmente são usados mais por profissionais, já que  é totalmente anti-higiênico aplicar o batom na boca da cliente. Não temos como lavar ou higienizar o batom, já o pincel sim. Mas há quem também goste de aplicar batom com pincel e na hora de aplicar aquele vermelho escândalo, acredite, o pincel vai fazer a diferença. Normalmente eles são de cerdas sintéticas e bem firmes, são curtinhos e pontudos para atingir os detalhes da boca como os cantos e o “v” central. O batom vermelho é lindo quando bem aplicado e usar um lápis labial e o pincel para finalizar o traço deixa a boca muito mais bonita e delineada. Não tem coisa pior que ver um batom vermelho com traços mal feitos. Posteriormente faço um post com outras dicas para deixar o batom vermelho mais bonito, prometo.

Na 5ª e última parte da “Saga dos Pinceis” iremos falar sobre os melhores pinceis para delinear os olhos, pinceis para delimitar o côncavo e os de precisão. E prometo que não vou deixar vocês com tanta saudades de mim dessa vez 🙂 .

Um super beijo!

Vem conhecer a fanpage (blogtolinda) e o Instagram (@liviaparentemakeup)! São todos(as) muito bem vindos(as), assim como críticas construtivas e sugestões de posts.

 

 

Curta e compartilhe!

Leave a Reply

Siga e compartilhe o Tô Linda!